segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

ASTROLOGIA E SAÚDE - IV


MARTE  ,  DEUS  DA  GUERRA

Marte – Este planeta tanto energiza e ataca quanto defende. É força de natureza expansiva e, como tal, pode repelir qualquer coisa que ameace ou ataque o corpo. Atua no sentido contrário de Vênus, de Saturno e de Netuno. O primeiro procura harmonizar, atenuar, é emoliente; o segundo limita, causa obstrução, impede, freia; o terceiro, desorienta, prostra, anula, é comatoso. Marte é o grande responsável pelas inflamações, nada mais que respostas do nosso corpo a ataques. Ele isola a área atacada (coágulos de fibrina) e “convoca” os leucócitos (Vênus) para participar da defesa (defesa imunitária). O ferro é o metal de Marte, responsável pela formação da hemoglobina.


ALIMENTOS   RICOS   EM   FERRO

Marte rege a cabeça, a orelha esquerda, a face, o sistema nervoso encefálico, o ferro no sangue, o nariz, os músculos, a ação, uma parte importante dos hormônios masculinos, gerados, juntamente com Plutão, pelas glândulas que os produzem. Um Marte dignificado será sempre um fator bastante positivo para a cura.


Enquanto Vênus debilitado por posição e/ou por aspecto tende a amolecer, a tornar flácido, a corromper, Marte, na mesma situação, será sempre um fator de violência (febres, inflamações, feridas etc.), de intensificação, levando ao acme (fase crítica em que uma enfermidade atinge maior grau de intensidade). 

A função suprarrenal, o calor do corpo, o tecido muscular, os tendões, os órgãos sexuais e a função sexual são dele, juntamente com Plutão, este sempre exaltado em Áries. São também de Marte, como se disse, a hemoglobina, a fibrina e os leucócitos (enquanto participam dos processos de defesa imunitária do organismo). O acidente, o ferimento, a operação e o cirurgião, quando necessários, são dele também. Excitante, febril, comburente, Marte é causador de acidentes, de infecções, facilitando contágios diversos e levando ao esgotamento. Abcessos, antrazes, icterícia, envenenamento do sangue, lesões do sistema cérebro-espinhal, dos músculos, dos órgãos genitais externos. São de Marte e/ou de Saturno (em mau aspecto com Vênus, às vezes com a participação de Plutão) também, como se disse, muitas moléstias de pele, erisipela, eczema,  psoríase, vitiligo, foliculites, piodermites, acne, rosácea, alopecias etc. Saturno, como sabemos, pode se constituir também em outro grande “inimigo” da pele. 

Mais: são de Marte a parte cortical da glândula renal, os órgãos geradores masculinos, os nervos motores, os órgãos excretores, a testa, o nariz, os músculos e seus movimentos, o segmento motor da coluna, o reto, a eliminação; a distribuição do ferro e a matéria corante do sangue, o hemisfério cerebral esquerdo, a produção da energia por combustão e as oxidações.


Enfermidades e/ou males marcianos: as infecciosas, as contagiosas, as febres eruptivas, a hipertensão arterial, as hemorragias internas, as congestões, as inflamações, as concussões, os acidentes, as lesões, os escaldamentos, as escarificações, as excrescências, as hemorroidas, as fístulas, os ferimentos nasais, os sangramentos, as rupturas de vasos etc.

Exemplos, sempre se considerando Marte debilitado: Marte em Câncer, acidez no estômago, úlcera, operação dos seios etc. Marte em Gêmeos, fraturas nos braços e nas mãos, bronquite febril, pleuris seca. Marte em Leão, angina do peito, lesões na coluna vertebral. Marte em Sagitário, ciática, flebite, ferimentos nas coxas ou nos quadris. Marte em Capricórnio, reumatismo articular febril, erisipela, ferimentos nos joelhos. Marte em Aquário, ferimentos ou amputações abaixo dos joelhos, fraturas nos tornozelos etc. Evidentemente, todas estas indicações deverão ser confirmadas pelo exame das restantes combinações planetárias de cada mapa em que ocorram. 

A presença de Marte num mapa (signo ou casa), com raras exceções, mesmo muito dignificado, sempre será um indício de que ferimentos, lesões ou doenças possam acontecer nessa área. Deverá o planeta ser observado sempre. No caso aqui aventado, de Marte dignificado poder causar problemas, os infortúnios sempre poderão ocorrer, mas o dono do mapa os experimentara, via de regra, de modo mais leve, recuperando-se, em muitos casos, com certa rapidez.

Quando Marte, como regente do ascendente, está fora de seu domicílio, ele sempre indica que algum tipo de problema poderá ocorrer na área em que se encontra. Nas casas relacionadas com males que podem atingir o corpo físico (6, 8 e 12) e também na casa 7, a mais distante do ascendente, Marte (e o Sol também) sempre tendem a diminuir a vitalidade. 

Se Mercúrio e Júpiter têm a ver com a escolha de tratamentos e de profissionais médicos (clínicos), Marte é o significador do cirurgião. Quando num tema temos indicações de probabilidade de alguma intervenção cirúrgica, a configuração marciana deverá ser analisada.

Basicamente, a ação de Marte é sempre centrífuga, inflamatória, intensa e exasperante. No organismo humano ela sempre se
BOXE  ,  ESPORTE  ( ? )  MARCIANO
mostrará sob a forma de energia muscular, combatividade mental, teimosia, raiva, desejo veemente, ação intempestiva, aceleração, febres, ferimentos e males agudos. Sob o ponto de vista médico, Marte é tonificante, temperamentalmente colérico, o que na atmosfera corresponde ao calor e a tempestades. Sob o ponto de vista profissional, é o soldado, o industrial, o cirurgião, o açougueiro, o metalúrgico, o fabricante de armas.


Enquanto Vênus representa uma força passiva, Marte é uma força ativa voltada para a expansão, tendo a ver, portanto, com todos os hormônios masculinos, de modo especial com a testosterona, responsável pela manutenção ativa das principais características masculinas, voz grossa, normal distribuição de pelos pelo corpo, massa muscular, produção de espermatozoides e libido.

Uma das regras astrológicas fundamentais, sempre proclamada como das mais importantes por todos os grandes astrólogos, desde a antiguidade, é a de que planetas domiciliados não causam prejuízos. Diz-se que um planeta se encontra domiciliado quando as forças do signo e as do planeta cooperam harmoniosamente, apresentando grande sintonia. A prática astrológica demonstra, todavia, que nem sempre é assim. Há muitos casos em que mesmo domiciliado um planeta pode prejudicar, causar problemas, especialmente quando pensamos nos significados essenciais de Marte e Saturno, conhecidos como Infortúnio Minor e Infortúnio Major, respectivamente. Restrinjo-me aqui tão só a apresentar esta minha observação, escusando-me por não discuti-la amplamente a fim de justificá-la, o que demandaria muito espaço. Peço, contudo, àqueles que se dedicam à prática astrológica que verifiquem por si mesmos o que aqui se expõe nesse sentido. 

Cabe apenas lembrar, em abono ao que está acima, que a história nos deu muitos exemplos de tipos marcianos, que tinham Marte
ÉMILE   ZOLA
domiciliado ou exaltado em suas cartas astrológicas, tipos que, embora grandes realizadores nas suas respectivas áreas de atuação e respeitados por isso, nunca foram modelos de ação justa e de convivência afável. Cito alguns: Émile Zola (cinco planetas no signo de Áries, Sol, Lua, Mercúrio, Marte e Plutão), Stephanne Mallarmé (Marte domiciliado no ascendente), Francisco Goya (Sol, Mercúrio, Vênus e Marte em Áries), Marlon Brando (Sol, Lua e Mercúrio em Áries, Marte exaltado em Capricórnio) etc.



AYRTON   SENNA
O mapa astrológico de Ayrton Senna é muito ilustrativo do que neste item se expõe sobre Marte. Ayrton tinha o ascendente em Aquário e o Sol em Áries na terceira casa, a dos caminhos, das estradas. Áries e Aquário, como sabem inclusive os astrólogos iniciantes, são os dois signos que mais inclinam os seus nativos, pelo Sol ou pelo ascendente, a correr riscos, a ultrapassar limites. Marte, situado a cerca de 21º de Aquário, dispositor do Sol, recebia uma oposição de Urano, regente do ascendente, posicionado em Leão, na sétima casa. Marte faz o papel nesse tema de astro hyleg, exercendo Urano as funções anaréticas, nenhum planeta funcionando como afeta (protetor). No dia 1º de maio de 1994, domingo, em Ímola, na Itália, mais uma competição. Mercúrio, no tema de Ayrton, regente da oitava casa, a da morte, juntamente com o Sol, transitavam pelos 11º de Touro, na quarta casa (a do princípio e fim da vida), ativando por quadradura a oposição Marte-Urano. Claras as indicações do grave perigo que Ayrton Sena corria nesse dia. Não deu outra: seu carro se chocou contra um muro de concreto (material governado por Saturno), sendo a sua caixa craniana (região governada por Marte) perfurada pelo braço da suspensão do seu carro. Ayrton Senna morreu na estrada. 


JÚPITER  ,   O MAIOR   DOS   PLANETAS

Júpiter – Representa os princípios superiores que nos devem orientar na vida, inclusive os de natureza médica. É considerado protetor, generoso, otimista, sustentador, pletórico. Tem o planeta relação direta com as propriedades nutritivas e protetoras do sangue, com o sistema arterial (muito próximo de Aquário-Urano, por isso). Rege os quadris, as coxas, o fígado, e se relaciona com a desintoxicação, a utilização da gordura absorvida (metabolismo da gordura) e com a produção da ureia, do ácido úrico e da bile. Associado a Urano, que tem a ver com o ritmo cardíaco, Júpiter rege o fígado, o baço, a vesícula biliar, a transformação dos açúcares, a atividade química do corpo, o sangue (com Marte). As doenças de Júpiter produzem desordens sanguíneas, problemas no fígado, hemorragias, hiperglicemia etc. 

São de Júpiter: o fígado, os pés, as costelas, as coxas, as suprarrenais, a circulação arterial, o plasma sanguíneo, o glicogênio, a fibrina do sangue, as gorduras, a assimilação da nutrição, o desenvolvimento celular. Suas enfermidades: males devidos a excessos alimentares, moléstias pulmonares (ação reflexa), impurezas do sangue, adiposidades, obesidade, transpiração excessiva, apoplexia, distúrbio circulatórias, flatulência etc. 


JÚPITER, O MAIOR DOS DEUSES
Ao contrário de Saturno, que age por bloqueios ou carências, Júpiter, nas suas aflições, é sempre dilatador, expansivo, excessivo. Nesse sentido os órgãos supranumerários têm sempre a ver com ele; a palmatura é dele também. Mercúrio, quando em mau aspecto com ele, causa problemas intestinais ou pulmonares. A relação Vênus, Júpiter, Saturno e Plutão costuma causar problemas prostáticos (câncer). A relação desarmônica Júpiter-Plutão, segundo o sexo, se associa a tumores na próstata ou no útero (em grego, prostates, quer dizer protetor). Maus aspectos a Júpiter, provenientes do Sol, da Lua e de Vênus, inclinam à bulimia (acessos de hiperfagia), à gula exagerada, a abusos em geral, causando, dentre outros, males como adiposidades, dilatações do estômago, hipertrofia do fígado e do coração. 

Muitos dos principais problemas de saúde provocados por Júpiter não estão ligados aos órgãos de nutrição (salvo uma relação desarmônica entre ele, a Lua e Vênus), mas aos órgãos do metabolismo, da assimilação, da combustão e das reservas. O fígado é o primeiro a ser observado; é o lugar onde “depositamos”
OBESIDADE   VISCERAL
excessos. A gulodice, já se disse, é o pecado capital dos jupiterianos; abundância alimentar, degustações de pratos ricos, tudo contribuindo para que o fígado receba grandes quantidades de gordura. Não metabolizadas, estas gorduras vão engrossar a silhueta, levando à obesidade, produzindo uma das marcas características do jupiteriano descontrolado, o ganho de peso abdominal, produzindo a chamada obesidade visceral (esteatose, degenerescência gordurosa de um tecido), também conhecida como “barriga de cardeal”.


Os distúrbios físicos provocados por Júpiter são muitas vezes, porém, compensados (não fosse o planeta a Fortuna Major), pelos tipos que se enquadram no modelo acima mencionado, por uma atitude otimista, brincalhona e folgazã diante da vida e de suas dificuldades. Longe de um tipo desses se abater por isso, ele continua sempre alegre e otimista, constituindo-se muitas vezes num sucesso social, pois nada mais distante dele que um misterioso e fechado escorpiano ou um taciturno e rabugento capricorniano.


TOULOUSE- LAUTREC
O mapa do famoso pintor Henri Toulouse-Lautrec é um bom exemplo para o estudo do planeta Júpiter. Embora domiciliado, o astro não “conseguiu” protegê-lo (oposição Marte-Júpiter). Resultado: na juventude, em dois anos seguidos, fraturou sucessivamente as coxas; operações mal sucedidas e problemas de calcificação impediram-no de crescer (1,50 m. de altura).


Saturno – Frio, seco, lento, denso, maléfico (Infortúnio Maior, segundo os astrólogos medievais), rege o esqueleto, os ossos, as cartilagens, os joelhos, as articulações, os dentes, os cabelos, as
ARTROSE
unhas, a pele, a bexiga, a orelha direita. Saturno tem a ver com a velhice, a morte, a experiência, o sofrimento, as dietas, o desgaste, a coação, a perda, as carências em geral, os estados crônicos, as obstruções, as cristalizações, o poder dos mais velhos. São dele reumatismos, artroses, calcificações, a hipotensão, catarros, resfriados, cáries, tuberculose, lepra, surdez, sinusite, doenças da pele, saturnismo etc.


Mais: são de Saturno a parte medular da glândula renal, a paratireoide (relação entre PTH e cálcio), os joelhos, os dentes, as unhas, os órgãos e o sentido da audição, o esqueleto, os depósitos minerais, os endurecimentos, a bexiga, Doenças mais comuns: males crônicos, doenças dos ossos (osteomielite,
DEPRESSÃO  SATURNINA
tuberculose vertebral (o chamado mal de Pott: espondilite deformante de origem tuberculosa), fraturas, raquitismo etc.), quedas, contusões, esmagamentos, calcificações, cálculos renais e biliares, herpes, verrugas, calosidades, surdez, cáries dentárias, resfriamentos, inibições funcionais causadas por estados e temores mórbidos, debilidades, depauperamento, retardamento metabólico e nutritivo, melancolia, esquizofrenia, angústia, atrofias, impotência, dramas de consciência, complexo de culpa, masoquismo, nevralgias crônicas etc.


Saturno enaltece os valores da gravidade, lembrando sempre abrandamento, fixação, condensação, mineralização, estruturação. Quando pensamos na fisiopatologia, ele tem relação com os processos de inibição, carência, impotência, esterilidade, retenção, esclerose, atrofia, paralisia, regressão e envelhecimento. Quanto ao caráter, ele aponta para a introversão, a secundariedade (respostas mais lentas a estímulos) e estreitamento da consciência, atitudes conservadoras etc. 

Saturno pode revelar também problemas (insatisfação) provenientes do nosso estágio oral, alimentar (complexo do desmame) ou afetivo (frustração afetiva). Dois tipos capricornianos podem então se mostrar: um é ávido, possessivo, obstinado, concentrado, ambicioso; o outro é indiferente, insensível, anoréxico, frugal, apagado.

Positivamente, Saturno é responsabilidade, dever, erudição, resistência, respeito, paciência. Se Júpiter é o impulso que nos leva a buscar alguma coisa mais elevada e distante, Saturno, além de definir não só o que será isso para cada um de nós,  estabelece as regras, os valores e as responsabilidades que podem (devem) ser compartilhados igualmente por todos. Por isso, Júpiter e Saturno são considerados como planetas da vida social. 

Saturno indica, no geral, um temperamento nervoso, frio, áspero, denotando geralmente muita resistência. O tipo saturnino superior, por causa dos seus hábitos morigerados e de sua disciplina, consegue economizar muito de sua vitalidade, podendo durar muito por essa razão. 

Aflito em Leão, o planeta sugere problemas na coluna vertebral, males cardíacos. Em Gêmeos, problemas ósseos nas mãos e braços, tuberculose, enfisemas. Mal aspecto com a Lua, Saturno afeta a digestão, pode causar problemas menstruais; no plano do psiquismo, frieza emocional no ambiente familiar (mãe), solidão. Com Marte, perigo de ossos quebrados, fraturas, ferimentos na pele, problemas dentários etc. Em qualquer lugar num mapa, mesmo dignificado e bem aspectado, Saturno deve ser observado com atenção.

PAUL   CÉZANNE
O mapa astral de Paul Cézanne, gênio da pintura, deixa claro para nós o quanto esse capricorniano de tipo Saturno-Marte, irritável e rabugento, preferiu o isolamento, fechando-se sobre si mesmo, para produzir uma das maiores obras pictóricas de todos os tempos.



RICHARD   WAGNER
O que disse de Marte, como Infortúnio Menor, que mesmo domiciliado pode causar muitos problemas, é válido para Saturno, Infortúnio Maior. Mesmo domiciliado, também pode oferecer vários problemas. Como exemplo, cito o caso de Richard Wagner, que possuía Saturno domiciliado no Meio do Céu. Isto lhe dava, além de um grande poder de concentração quanto à sua carreira, uma desmedida ambição não conduzida muito corretamente.