domingo, 18 de outubro de 2015

O YOGA E OS JUROS



As palavras juros e yoga têm a mesma origem. Vamos lá: a usura bancária é antiga. Os templos, como os de Delfos e Éfeso, foram os primeiros centros bancários conhecidos. A aristocracia  grega guardava o seu dinheiro  em Delfos, o maior centro religioso dos gregos. Desde o séc. IV aC,
encontramos banqueiros laicos na Grécia. Eram os chamados trapezites. Em Roma, eles já eram comuns no séc.II aC.    Na república, a atividade bancária era privilégio dos cavaleiros ou publicanos. No império, surgiram os banqueiros privados, os argentarii. Na Idade Média, a atividade tomou grande impulso, principalmente devido ao desenvolvimento comercial no séc. XI. Aos poucos, as operações  financeiras  acabaram se concentrando nas mãos de três segmentos: judeus, templários e lombardos.

No Renascimento, as casas bancárias se internacionalizaram. Desde a Idade Média que a regra do juro (um pecado superior à própria
superbia, o orgulho, o maior dos sete pecados capitais) era conhecida, operação para se
conhecer a relação existente entre um capital e os respectivos juros e taxas. Desde essa época, a taxa de juros subordinava-se à lei da oferta e da procura e também à natureza das operações (depósito em conta corrente, descontos de efeitos comerciais, empréstimos a curto, médio e longo prazo, compras a prazo etc.) ou ao grau de solvência do devedor. Juro é palavra que vem de jus, juris, direito, isto é, força, ato de submeter, de subjugar. Por trás desta palavra estão os radicais indo-europeus yeug ou yug, que traduzem a ideia de atrelar, de submeter ou de unir, encontrados em palavras como jugo, jugular, conjugar, quadriga (forma sincopada de quadriuga).




Indo ao sânscrito, temos Yoga, tanto uma escola de filosofia (darshana) como uma técnica para controle do turbilhão mental e dos descontroles emocionais. Numa tradução livre, Yoga é "a arte de atrelar cavalos", entendendo-se estes como símbolos do psiquismo inconsciente. Lembremos que Sidharta Gautama só "atrelou os seus cavalos", isto é, sossegou a sua mente, iluminou-se, quando se sentou sob uma árvore, a ashvata, literalmente, a árvore em baixo da qual os cavalos se aquietam, para nós uma espécie de figueira (ficus religiosa).